quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

ESTUDAR E ESTUDAR....

Talvez não seja um tema muito bom de ser falado, mas como o nosso blog não leva a “mal”, apeteceu-me falar um pouquinho desta atormentação que nos guia e nos leva uma boa parte da nossa vida.
Nos anos em que talvez devêssemos ter descanso, andamos a estudar…MARRAR MARRAR MARRAR….é a palavra de ordem!
Será que só servimos para isto?
Sim eu sei que para sermos alguém na vida precisamos de estudo, mas tanto?!?!?!?
E depois há sempre aquelas matérias que eu pergunto o que estão a fazer no meu plano de estudos, para que é que eu preciso daquilo?!
Mas é a pura realidade…nós jovens de Portugal, sofremos de um modo absurso as picardias que há em todo o sistema de ensino do nosso país. Somos nós que levamos com os aumentos das propinas, somos nós que levamos com os exames nacionais errados, é a nós que são cortadas as vagas de acesso às universidades públicas, é a nós que fecham centros de ensino….mas também é a nós que nos fazem ESTUDAR e passar horas e horas a frente dos livros para poder passar num exame onde a média de expectativa é um 9.5.
Porquê?!
Já pensei se não nasceríamos no ano errado…talvez a minha prima de 13 anos quando chegar à altura tem um curso de um ano e já é doutorada…
Sinceramente não entendo onde queremos chegar com estas alterações todas…é para o bem do estudante é para o bem do estudante…isso é o que ouvimos todos os dias, ou aliás somos obrigados a ouvir, mas quando nos tentamos expressar há quem tape os ouvidos.
Tem de haver uma mudança radical…tem que alguma coisa ser mudada! E não tou a falar de política, porque acho sinceramente que o que é preciso nestes casos é BOA VONTADE e talvez se nos ouvissem (a nós estudantes) um bocadinho mais, talvez já entenderiam qual a nossa mágoa em relação a isto tudo.
Isto é apenas a minha opinião. Alguém de certeza que é contra e não o condeno…tal como digo mais uma vez: é a minha opinião.
Apeteceu-me desabafar um bocadinho talvez porque tou em época de exames e o tema esteja diariamente “interligado” comigo…

Bjinhos*

Mafalda

2 comentários:

Anónimo disse...

Concordo ctg...
Andamos a "desperdiçar" a maior parte da nossa vida na escola pra mts vezes ser inutil...
Por exemplo a matematica...pra k precisa.se de saber tantas formulas?
Nalguns cursos é normal, mas noutros nem por isso...
Filosofia? Lol nós já sabemos falar, nao precisamos de reaprender...
Mafy candidata-te a 1º Ministra, precisamos de uma mulher no poder e nao de um velho k anda smp á procura de trocos a torto e a direito...
Lol axo k tinhas mt jeito pra politica =P...
Tens o meu voto pelo menos lol
xau****

Tiago disse...

Realmente. Felizmente(ou infelizmente, ainda não sei) que o meu curso ja ta em bolonha e só tem 3 anos. Mas agora vai começar a época de exames. E começa bem, com um exame de anatomia com 80 perguntas de escolha multipla, 20 de verdadeiro e falso e ainda umas perguntas de desenvolvimento pelo meio, tudo numa hora. Vamos lá ver....