sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Foi Natal, Foi Natal... lá lá lá lá lá ;)

Já se passou mais um Natal... e porquê que só estou a postar agora? perguntam vocês. Por dois motivos: 1º porque eu queria postar sobre um programa que ouvi na rádio, mas como ia a conduzir não apontei o que queria, mas também não decorei e estive à espera do podcast. 2º porque ontem, quando ele finalmente apareceu, deu-me a preguiça ;)

Mas vamos ao que interessa, o Post:

Ia eu no sábado passado a ouvir o programa Click, um programa sobre ciência feito pela Universidade de Aveiro em colaboração com a Antena1, quando algo me chamou a atenção: "Será que há ciência nesta época do ano?" e então foram convidar as crianças do pré escolar da Vilarinha, no Porto para fazerem perguntas aos investigadores na área da física, ambiente, etc... Entre as muitas perguntas, estas crianças fizeram as seguintes relacionadas com a entrega de prendas ao domicílio:

  • "A quantos meninos o Pai Natal entrega as prendas?"
    Não se pode dar um número certo, mas pode ser feita uma estimativa, tendo em conta que parte da população da terra é cristã, há cerca de 2 biliões de crianças. Como há uma média de 3 a 4 crianças por casa, e o Pai Natal só dá prendas aos bem comportados, terá de visitar cerca de 100 milhões de casas.
  • "Quanto tempo demora o Pai Natal a entregar as prendas?"
    Se ele seguir um trajecto de este para oeste, contra o sentido de rotação da terra, aproveita todos os fusos horários disponíveis, cerca de 31horas, segundo este físico. (pensava que só eram 24, alguém me consegue explicar isto???)
  • "Quanto pesam as prendas todas?"
    Supondo que o Pai Natal tem de visitar 108 milhões de casas, com 3 a 4 crianças por casa, e se cada criança receber 1Kg de prendas, a carga do trenó é de 500 mil toneladas!!!! :|
  • "Quantas renas tem um trenó?"
    As renas conseguem carregar cerca de 150Kg, mas admitindo que as renas voadoras do Pai Natal conseguem carregar 10 vezes mais (cerca de 1500Kg), são necessárias 400000 renas.
  • Se admitirmos que a distância média entre cada casa é de 1Km, o Pai Natal terá de fazer 1000 visitas por segundo, assim tem 1 milionésimo de segundo para estacionar o trenó, descer pela chaminé, encher as meias com os presentes, comer as bolachinhas e beber o leite e regressar ao trenó para partir para a casa seguinte.
  • Finalmente, para percorrer esta distância toda em tão pouco tempo, terá de andar a uma velocidade nada mais, nada menos que 3 mil vezes mais rápida do que o som.

Aviso: Se forem crianças, não devem continuar a ler este post.

Como podem verificar, do ponto de vista científico, é completamente impossível de o Pai Natal existir... :)

Se quiserem ouvir o programa na totalidade, podem vir a este site e procurar o programa de 22-12-2007

Para acabar, como o Natal é quando um Homem quiser... Feliz Natal a todos!!!! ;)

E já agora um bom ano!

5 comentários:

Anónimo disse...

bem...isso mto bem explicado até quase me convencia que nao existe pai natal!
mas é uma eterna lenda...ele existe...para quem acredita! eu acredito no menino Jesus! (:

Guida disse...

Páras de falar assim do meu Pai Natal César ? -.-

ias-me convencendo, mas não conseguis-te ! :'D Pai Natal forever pah ! x'D



pliim'*

Beko the Great disse...

Porra, pá! O pai natal não existe? Andei eu 18 anos a ser enganado? Vou pedir uma indeminização! Mas se ele não existe a quem posso pedir?

LOL

Fica bem... Bom ano! :D

Lapa disse...

Muito bem, interessante!

Anos felizes...

Serenidade disse...

Quase me fazias acreditar que ele não existia... fogo, ja estava quase a chorar sem saber a quem pedir aquelas prendas milionárias...

mas consegues ter um pouco de razão... se o natal é sempre que o "homem" quiser... o homem que está mais perto de mim é o meu namorado... portanto é ele que faz o natal, logo é ele o pai natal portanto vou-lhe pedir a ele a mansão, o ferrari, e a clinica... lol tavam bem tramados os homens!!

beijo para ti estragador de natais!!